Consultas

Consultas

Consultas médicas são essenciais para manter sua saúde equilibrada e afugentar doenças. Quando você consulta regularmente seu médico, fica mais fácil programar sua agenda e evitar esperas.

Marque sua consulta com antecedência, pois consultas de última hora podem atrasar o diagnóstico e tratamento. É importante chegar ao consultório com dez minutinhos de antecedência para preenchimento de cadastro e evitar atrasos nas consultas posteriores.

Preventivamente ou para investigação de sintomas, durante a consulta médica, você deve esclarecer todas as suas dúvidas. Uma boa consulta é composta de anamnese, exame clínico (físico) e solicitação de exames laboratoriais ou complementares, quando necessários.

A anamnese é uma entrevista realizada pelo médico ao seu paciente, o ponto inicial no diagnóstico de uma doença ou patologia. Em outras palavras, é um questionário que busca relembrar todos os fatos que se relacionam com a doença e à pessoa doente. Ao seguir as técnicas da anamnese, o médico aproveita ao máximo o tempo disponível para o atendimento, produzindo um diagnóstico seguro e um tratamento eficaz.

Para facilitar a consulta, relacione e anote sua queixa principal, sintomas percebidos, descrição sucinta da razão da consulta e informe ao médico. Leve para consulta exames anteriores, pois facilita e orienta melhor o médico em relação ao diagnóstico. Faça também uma lista dos medicamentos e dosagens que você toma. Isso ajuda o médico a avaliar se é preciso ajustar a dose, suspender ou adicionar à rotina do paciente outros medicamentos.

Ocorrência de doenças na família, principalmente em parentes de primeiro grau, aumentam os riscos do paciente apresentar as mesmas doenças, por isso é de suma importância informar ao médico seu histórico familiar.

É recomendável que pacientes menores ou idosos estejam acompanhados na hora da consulta.

O sigilo médico-paciente é inviolável, por isso não esconda do seu médico nenhuma informação referente à sua saúde.

Não saia do consultório com dúvidas.

Boa consulta!

Compartilhar:

Tags: anamnese, consulta, coração, diagnóstico, doenças, paciente, riscos